O Senhor te abrirá o seu bom tesouro

O Senhor te abrirá o seu bom tesouro

A palavra “tesouro” aqui se refere ao banco ou ao depósito onde estão guardadas todas as riquezas de Deus. Evidentemente, esse depósito possui uma chave, e essa chave Deus usará em favor do seu povo. O resultado de o depósito de Deus ser aberto é que a chuva será derramada do céu para abençoar todas as obras de nossas mãos. O Senhor Jesus cumpriu perfeitamente todos os mandamentos da lei e por isso essas bênçãos estão sobre Ele, e como nós estamos n’Ele, nós participamos de todas essas bênçãos. Não é por causa de minha obediência, mas por causa da obediência d’Ele.

Deposite no tesouro do céu (Mt 6.19-21)

Em Deuteronômio 28.12, o Senhor diz que abrirá o seu bom tesouro, o céu, e derramará sobre nós daquilo que está depositado no seu tesouro. Mas agora, em Mateus 6, o Senhor Jesus diz que precisamos fazer depósitos no tesouro do céu. Isso significa que, quando o Senhor abrir o tesouro, cairá sobre nós de forma multiplicada aquilo que depositamos ali.

Nesse texto, o Senhor não está dizendo que não podemos ter coisas, mas Ele está nos advertindo para não transformarmos em tesouro aquilo que pode ser roubado e corroído pelo tempo.

O Senhor diz que, onde estiver o seu dinheiro, para ali o seu coração o seguirá. Se você coloca o seu dinheiro no reino de Deus, o seu coração seguirá para as coisas de Deus. O seu coração segue o seu dinheiro.

Um conceito equivocado é que o tesouro que acumulamos no céu somente será desfrutado quando chegarmos lá. Mas entenda que o Senhor disse em Deuteronômio que Ele abrirá o seu bom tesouro, o céu. O céu é apenas o nosso banco garantidor do depósito. Mude a localização do seu banco. Deposite no banco do céu. Quando o tesouro do céu for aberto, então desfrutaremos da bênção nesta vida. Mas aquilo que foi depositado no tesouro do céu está se multiplicando? Bancos deste mundo pagam algum rendimento, mas nada se compara ao banco celestial.

Na verdade, foi exatamente isso que Jesus disse em Marcos 10.29. Se você deixar qualquer coisa por amor de Cristo ou por amor do evangelho, você receberá no presente cem vezes mais. Esta é uma promessa extraordinária. Alguns acreditam que se trata apenas de uma figura de linguagem, algo simbólico. Certamente, podemos alegorizar o texto quando fala a respeito de irmãos, filhos, pai e mãe, pois na vida da igreja temos tudo isso centuplicado, mas eu creio que é literal quando se trata de campos e bens. Você pode esperar prosperar se entrega algo por amor de Cristo e do evangelho, mas pode esperar também perseguição. Se você está prosperando, espere perseguição.

A chuva é a palavra (Is 55.10,11)

Deuteronômio 28.12 diz que, quando o Senhor abrir o tesouro do céu, Ele vai derramar sobre nós a chuva. O que significa essa chuva? Os pensamentos de Deus são muito grandes e muito elevados. Não podemos absorvê-los de uma vez. Mas o Senhor é bom e Ele faz com que a palavra que sai da sua boca seja como a chuva que cai do céu. A maneira como o Senhor a libera sobre nós é como as gotas de chuva. Você sabia que numa nuvem pode haver milhões de litros de água? Se toda essa água fosse liberada de uma única vez, poderia destruir quase tudo. Mas Deus é tão sábio que faz com que toda essa água se transforme em gotas na atmosfera, de forma que até aquela flor mais delicada seja preservada.

A palavra de Deus é liberada sobre nós do mesmo modo, como gotas de chuva, trazendo refrigério; em pequenas porções, que são como bocados que nos suprem. Deus não nos dá toda a sua sabedoria de uma vez, mas Ele a envia na forma chuva do céu.

Se você recebe a palavra de Deus para cura, então o seu corpo será saudável. Se você recebe a palavra de Deus para sua família, sua casa avançará. Se você recebe a palavra de Deus para suas finanças, você certamente prosperará. Quando Deus abrir o seu bom tesouro, o céu, Ele vai liberar a chuva, que é a sua palavra. Ele vai liberar uma palavra de prosperidade sobre a sua vida.

O Senhor não tomou a nossa pobreza para nos dar outra pobreza, mas Ele tomou a nossa pobreza para nos dar a sua riqueza (2Co 8.9). O Sinal de que o tesouro está aberto é quando você crê na palavra que libera prosperidade. Lembre-se, porém, de que prosperidade vai muito além de dinheiro. Há muitas pessoas ricas de dinheiro que, na verdade, são pobres, pois não possuem saúde, vida, relacionamentos, família e bênção de Deus. Saiba também que o Senhor não quer que sejamos egoístas. A prosperidade não é somente para nós, mas para o reino de Deus, para o serviço na casa do Senhor.

A chuva libera o pão e a semente

E para que a palavra de Deus é liberada como chuva do céu? Para dar semente e pão. Essa chuva que cai do céu está diretamente relacionada com prosperidade. Muitas vezes, pensamos que a bênção de Deus é somente para o nosso suprimento, para a nossa própria comida. Isso, porém, é egocentrismo, materialismo. Quem pensa que tudo o que tem recebido é para seu próprio suprimento nunca semeia e por isso se enche de morte.

O Mar da Galileia recebe pelo Norte a água do rio Jordão e depois a libera pelo Sul. Por causa disso, é cheio de vida e de peixes. Mas o Mar Morto, que fica logo abaixo, apenas recebe e não flui coisa alguma, e, como resultado, não possui vida. Toda bênção de Deus é uma parte para suprimento e outra para ser semeada.

O texto de Isaías 55.10, na verdade, fala de prosperidade. E por que afirmamos que a passagem de Isaías 55 fala de prosperidade? Simplesmente porque Paulo a menciona para falar de dinheiro em 2 Coríntios 9.

A palavra de Deus é como chuva e neve, que são liberadas para dar semente ao que semeia e pão para alimento. Deus está constantemente nos suprindo com semente. Gosto sempre de lembrar que graça é suprimento, e a lei é demanda, exigência. Nós estamos debaixo da graça, por isso somos supridos com semente constantemente.

Tenha uma mentalidade de suprimento. Deus, então, nos supre abundantemente com o pão para o nosso suprimento e também com a semente que devemos semear. A medida da semente que semeamos é a medida que receberemos.

Não somos um reservatório, somos um canal, a medida do que sai é a medida do que entra. Mas a bênção vai muito além de uma colheita natural, pois Deus tem o compromisso de fazer com que a semente frutifique cem vezes mais. Quando lançamos a semente, estamos, na verdade, depositando-a no tesouro celestial.

Há um tesouro escondido

Dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome. (Is 45.3)

O contexto dessa passagem se refere ao rei Ciro, mas podemos nos apropriar dessa promessa, pois quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim (2Co 1.20). Essa promessa é para nós também. O Senhor está dizendo que Ele nos dará o tesouro que agora está escondido, são riquezas ocultas e encobertas. Tudo o que necessitamos hoje já foi providenciado por Deus.

Só precisamos da luz de Deus e de olhos abertos para vermos. Há um empreendimento que pode enriquecê-lo, mas que hoje está oculto, ninguém está vendo. Peça a Deus para revelá-lo a você. Quando o Senhor abre o seu bom tesouro, o céu, precisamos saber que se trata de um tesouro oculto aos olhos do mundo. Deus pode abençoá-lo de forma misteriosa e surpreendente.

O seu depósito pode ser multiplicado (1Cr 26.24-27)

O tesouro de Deus é constituído de todas as coisas que lhe foram consagradas. Todas as coisas que foram consagradas ao Senhor estão guardadas no seu tesouro. Só Deus sabe o quanto você tem investido nesta igreja local, nesta obra de Deus. Muitos têm investido tempo e talentos liderando, outros tantos têm contribuído com dinheiro para suprimento, e há muita oração e clamor pelo mover do Espírito. O seu investimento está guardado no tesouro de Deus. Creia que Deus vai abrir o seu bom tesouro nesses dias sobre você. O seu depósito certamente é abundante.

Estou ministrando hoje a você que já é um doador, um semeador. Quero encorajá-lo declarando que o seu depósito tem se multiplicado no depósito celestial. Espere por comportas abertas neste ano. Nós começamos lendo Deuteronômio 28.12, que diz que Deus abrirá o seu bom tesouro, o céu, para derramar a chuva. Nós sabemos que a chuva é resultado da água que foi evaporada e se condensou. Nossa semente é como a água que sobe. Essa mesma semente, em algum momento, se tornará a chuva que dará mais semente e muito pão.

O inimigo quer fechar o tesouro (Ne 13.4-5)

Precisamos ter cuidado para não deixar que o inimigo feche as portas do tesouro do céu. Isso aconteceu no tempo de Neemias. Depois que o povo de Israel voltou do cativeiro na Babilônia, Deus levantou Neemias para reedificar os muros de Jerusalém. Nesse tempo, muitos inimigos se levantaram para resistir e, entre eles, estavam Tobias e Sambalate (Ne 2.10).

Numa ocasião, Neemias teve de viajar para Babilônia e, durante a sua ausência, Eliasibe, o sumo sacerdote, se aparentou com Tobias e fez para ele um quarto justamente onde se guardavam as ofertas e os dízimos. Ele removeu todo o tesouro da casa de Deus e fez um quarto para o inimigo. Simplesmente inacreditável!

Tudo isso é um sinal para nós. Muitas igrejas têm permitido ao inimigo remover os dízimos da casa de Deus. Muitas igrejas pregam que não se deve entregar o dízimo em nome da graça. Tais pessoas não entendem que o dízimo veio muito antes da lei.

Se o Senhor Jesus é para sempre sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, e se nós somos para sempre descendência de Abraão, então o pão e o vinho permanecem da parte de Melquisedeque e o dízimo permanece da parte de Abraão e seus descendentes.

É algo assombroso, mas o inimigo tem entrado no depósito do tesouro em muitos lugares. Por causa disso, não tem havido dinheiro para o sustento de pastores e missionários e mesmo para a manutenção do prédio da igreja. Levitas não deveriam trabalhar, mas se dedicar ao ministério. O mesmo se aplica aos pastores hoje. Mas ainda temos muitos pastores trabalhando fora porque o inimigo fez um quarto no tesouro da casa de Deus.

Decida hoje mudar essa história. Invista no tesouro do céu. É tempo de vermos a obra de Deus crescendo e se expandindo. O Senhor abrirá o seu bom tesouro, o céu, e derramará de forma multiplicada aquilo que você mesmo ajuntou ali.

Perguntas para compartilhar:

-Por que a palavra de Deus é liberada como chuva do céu?
– Onde você tem depositado o seu tesouro?

Share

Recent Sermons

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *