Campanha em Carmo do Cajuru quer conscientizar sobre descarte de lixo

A Prefeitura de Carmo do Cajuru iniciou, em janeiro, uma campanha para conscientizar moradores sobre o descarte correto do lixo. Nas redes sociais e em placas espalhadas na cidade, o Executivo pede para que as pessoas não joguem lixo em lotes vagos ou na rua.

De acordo com informações da assessoria da Prefeitura, as placas afixadas na cidade lembram aos moradores de que jogar lixo em locais inadequados pode gerar multas. No Código de Posturas do município consta que o morador que for notificado por jogar entulho ou lixo em lotes ou vias públicas e não cumprir com a limpeza do local, pode ser multado.

A secretaria destacou que caminhões de entulhos já foram recolhidos nos bairros Vitória e Alto do Lago. “Jogar lixo em via pública ou lotes privados, sendo estes cercados ou não, é permanentemente proibido, de acordo com o artigo 5º, XIV, e artigo 14 do Código de Posturas. As pessoas que infringem esta determinação estão poluindo visualmente a cidade e o meio ambiente. A multa ocorre se o morador não cumprir com a limpeza após ser notificado”, disse o secretário de obras públicas e serviços urbanos, Roberto Coutinho.

Campnha é realizada nas redes sociais (Foto: Reprodução/Facebook)Campanha  tem sido realizada nas redes sociais (Foto: Reprodução/Facebook)

Paulo César de Oliveira Rodrigues é o presidente da Associação de Moradores do Bairro Retiro do Lago, que fica às margens da barragem. Para ele, a campanha de conscientização é fundamental para que as pessoas mudem de atitude.

“Ainda falta muito para as pessoas evoluírem. É  preciso haver uma campanha forte às margens da barragem, pois muita gente que vai para o local no fim de semana deixa todo o lixo para trás para a Prefeitura limpar. As pessoas também precisam colaborar nesse sentido”, disse.

“Falta ainda investimento em lixeiras na cidade. Com isso, as pessoas colocam o lixo no meio da rua e cães rasgam as sacolas e o material fica espalhado  na rua até que alguém limpe. Como morador, acho fundamental a conscientização da população para que as pessoas mudem de atitude”, completou.

Coleta de lixo e capina
Além da ação de mobilização sobre o descarte do lixo, a Prefeitura também iniciou a limpeza e capina das ruas. Uma área de aproximadamente 12 mil metros quadrados já recebeu o serviço. O objetivo é a limpeza de todos os bairros e ruas de Carmo do Cajuru.

Sobre a coleta de lixo no município, a assessoria disse que atende toda a cidade, incluindo a área rural. O lixo comum é recolhido todas as segundas, quartas e sextas-feiras. A coleta seletiva é realizada duas vezes por semana, todas às terças e quintas-feiras. O lixo molhado é levado para o aterro sanitário e o reciclável encaminhado para um galpão de reciclagem.

Você também vai gostar Mais deste autor

Comentários

Loading...